Pages

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Entrevista Daniel Zanella

Daniel Zanella, estudante de jornalismo, é o responsável pelo novo blog vinculado ao portal da Gazeta do Povo, Cenas Urbanas. Confira abaixo a entrevista:

Como se dá a interação com o público no blog?

Daniel Zanella: A minha experiência pessoal com blog ainda é recente. Comecei a escrever para o portal da Gazeta do Povo há pouco mais de duas semanas
 e ainda estou testando formatos e receptividade. As primeiras impressões são de que os leitores gostam da proximidade que o formato possibilita. Os comentários são sempre muito íntimos e demonstram uma relação de identidade entre quem lê e quem escreve, uma espécie de conversa de cabeceira.
Já tive blog antes, por volta de 2010, mas era personalíssimo e restrito a um grupo mínimo de leitores. Na Gazeta, o volume de leitores é maior e os retornos, principalmente nas redes sociais, são mais evidentes. Busco responder todos os comentários.

Que dicas você daria para quem quer começar a trabalhar com blog?

Daniel Zanella: É difícil pensar em dicas. Acredito mais em buscas. O blog possibilita que a inovação de linguagem, a fuga do lead, um caráter mais literário e informal, uma certa liberdade anarquista mesmo. Mas nada disso é garantia de que o blog terá público e fará parte do relicário afetivo dos leitores. Então, concluo, sem muita convicção, de que o importante é criar uma linguagem própria que o satisfaça e torcer para sua voz ter alguma repercussão.
[Não acredito, nunca, que um blog como o meu, com perspectiva literária, diferente de jornalismo, deva se nortear por audiência.]

Além do número de leitores, quais outras diferenças existem entre escrever um blog pessoal e um blog agregado a um veículo de comunicação como a Gazeta do Povo?

Daniel Zanella: As diferenças envolvem, primeiramente, algumas questões relativas à organização. O blogueiro que está vinculado ao Grupo RPC tem que seguir uma série de normas no que tange à exclusividade de conteúdo e seguir a cartilha de princípios editoriais da Gazeta do Povo, não publicando material ofensivo, pornográfico, preconceituoso, este tipo de coisa – o que considero bem aceitável. 
Depois, o blog é vinculado a uma espécie de seção, no meu caso, o Vida & Cidadania. Então, o conteúdo que publico é amplo, mas dentro de uma proposta geral estabelecida em contrato, que aqui envolve literatura e crônica. Não faz sentido, por exemplo, publicar um artigo acadêmico neste espaço.
Outra questão importante é que há uma equipe de suporte que entra constantemente em contato com os publicadores, esclarecendo sobre o uso de ferramentas e fornecendo dados úteis para a manutenção do espaço.



Não deixe de conferir o blog Cenas Urbanas!


Por Victória Pagnozzi.

0 comentários:

Postar um comentário