Pages

sábado, 24 de agosto de 2013

Palestra: A ética no radiojornalismo

Laura Torres
Foto de Victória Pagnozzi


A última palestra da Semana de Comunicação UP 2013, foi sobre a Ética no radiojornalismo e contou com a presença de José Wille, Mário Messagi Jr, Marcos Mariano e mediação do Professor Luiz Witiuk.


Foto de Lucas Souza

 Wille começou com a palavra, e comentou sobre o que mudou no jornalismo em 30 anos. "As coisas eram feitas do jeito que dava pra fazer" disse. Existiam 3 perguntas base que eram as mesmas independente do tipo de evento, fosse um desfile de moda ou discurso político. "O Bom Dia Paraná era todo feito por um só pessoa, que era eu mesmo" comenta rindo.


Foto de Victória Pagnozzi




O âncora do telejornal Band Cidade ainda falou sobre os principais erros no rádio. Entre os comentados estão: a pessoa que só fala dela mesma, que fala do que não entende (despreparo), falar difícil para impressionar, desconhecer o português e irresponsabilidade e levianidade.






Foto de Lucas Souza


Para Mário Messagi "manter o controle moral de uma profissão é fundamental". Falou sobre os princípios mais importantes, que é o dever de veracidade (toda informação publicada, deve ser checada) e o dever de dar voz a diferentes classes da sociedade e à minoria. 





"A forma de fazer a reportagem é questão ética, todo dia enfrentamos isso, 24 horas por dia, tudo é feito para proteger o direito a informação e a democracia", afirma Messagi. 
Foto de Lucas Souza




Marcos Mariano trouxe como exemplo uma reportagem sobre o caso do jornalista Gladimir Nascimento, da BandNews, que foi demitido após um comentário. 








Fique ligado que ainda não acabou! O próximo post vem como uma luva para os curiosos de plantão!

#convergência #semanacomunicacaoUP

0 comentários:

Postar um comentário